Category: Enchanted Islands
A ilha de S. Brandão APL 1307
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 136-137 Angra (Sé) (ANGRA DO HEROÍSMO)Decorria o último quartel do século quinze e a ilha Terceira começava a povoar-se. Muitas pessoas então acreditavam que, algures no Atlântico, ficava a maravilhosa ilha de S. Brandão, …
[A Ilha Encantada] APL 3229
VELOSO, Manuel Teixeira, Faial, Memórias de uma Freguesia, , Calcamar, 2000, Faial (SANTANA)
Há no Faial uma lenda, que fala de uma Ilha Encantada, que aparece e desaparece, misteriosamente, entre a rocha da Penha d’Águia e o Porto Santo, onde se …
A ilha encantada e Beltrão da Cota APL 1242
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 66-67 PONTA DELGADA (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES))Types: 3025,
Beltrão da Cota era um jovem escudeiro, desejoso de glória e de feitos ti que o fizessem merecer uma estátua em seu louvor. Não havia outro mais vaidoso nem mais …
A ilha encantada perto do Morrocão APL 1387
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 230 Calheta De Nesquim (LAJES DO PICO)Minha avó contava que numa manhã de S. João a tia Pereira, que morava na Feteira de Cima, quase ao pé do cruzamento que dá para a Feteira …
A Ladeira e a Graciosa encantada APL 1345
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 180 Santa Cruz Da Graciosa (SANTA CRUZ DA GRACIOSA)A Graciosa, à semelhança de outras ilhas dos Açores, era assolada em tempos muito antigos por abalos de terra e rebentamentos de vulcões. Por isso todos os seus Picos, …
A Ribeira do Guilherme e a Ilha Encantada APL 1276
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 100 Nordeste (NORDESTE)Há muitos anos atrás, lá para as bandas do Nordeste, mesmo em frente à Ribeira do Guilherme, existia uma ilha admirável, fértil e rica, constantemente aquecida por um …
D. Sebastião, o Encantado do Ilhéu de Vila Franca APL 1290
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 115 VILA FRANCA DO CAMPO (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES))Um pequeno ilhéu ergue-se como uma sentinela de catadura ríspida e dura em frente a Vila Franca, na ilha de S. Miguel e nesse mesmo sítio existe uma ilha …
Lenda da Ribeira dos Moinhos APL 1271
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 94-95 NORDESTE (ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES))Havia há muitos anos atrás, no mar, na foz da Ribeira dos Moinhos, no Nordeste, uma linda ilha, onde vivia um rei com a sua família e os …
Lenda do Capitão de Deus APL 2792
MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, , Círculo de Leitores, 1997 [1962], Volume II, pp. 275-281 FUNCHAL (ILHA DA MADEIRA (MADEIRA))Esta é mais uma história lendária de D. Sebastião. Lenda que se confunde, por vezes, com a própria realidade, lenda que possui algo de intangível — esse algo que …
Lisboa Nova APL 1422
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 271-272 Fajãzinha (LAJES DAS FLORES)Há anos atrás, na Fajãzinha das Flores, acartava-se a lenha para queimar do mato, porque em baixo, ao pé das casas, não a havia. E que na altura toda …
O rei D. Sebastião e a ilha encantada APL 1264
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 88-89 Ribeira Seca (RIBEIRA GRANDE)Ainda há um século atrás se encontrava muita gente com bilhas cheias de água, vindo da fonte. Iam buscá-la para os arranjos da casa, para os animais. Muitas vezes iam …
Trigo vendido para uma ilha encantada APL 1233
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 52 VILA DO PORTO (ILHA DE SANTA MARIA (AÇORES))
Há muitos anos atrás, um navio carregado de trigo navegava pelo sul da ilha de Santa Maria, quando os marinheiros viram um cavaleiro com semblante real montado no seu …
Uma ilha encantada com muitas flores APL 1376
FURTADO-BRUM, Ângela, Açores: Lendas e outras histórias, , Ribeiro & Caravana editores, 1999, 218-219 Madalena (MADALENA)Numa manhã de S. João, isto já há muitos anos, uma velha da Madalena tinha-se levantado cedo para ir à missa. Costumava pentear-se à janela da cozinha e entretanto ia …