APL 3577 Os lagares da moura

Na serra da Pastoria, no concelho de Chaves, existe um lugar chamado Muro, onde os antigos dizem que há uma mina que vai dar ao castro da Curalha, e que estão lá enterrados dois lagares, um de ouro e outro de peste. Quem lá for procurá-los, se encontrar o de ouro fica muito rico, mas se encontrar o de peste espalhará a miséria e a infelicidade pelas redondezas.
    Conta-se que, há muitos e muitos anos, viveu naquela serra uma moura que ia pela mina fora para se encontrar, às escondidas, com o seu amante, um rapaz cristão que vivia no castro da Curalha. Acontece que, numa ocasião, houve gente que entrou na mina à procura dos lagares e os dois amantes foram descobertos. Por isso nunca mais puderam voltar a encontrar-se.
    Mas o pior é que as pessoas que foram à procura dos lagares encontraram o da peste. Diz o povo que nesse ano houve grande mortandade na aldeia e a miséria passou a ser constante. Acredita-se também que a aldeia ainda hoje é pobre, vivendo da pastorícia e de uma agricultura de subsistência, devido à descoberta do lagar da peste.
    E também se diz haver quem, ao passar no alto da serra, tenha ouvido a moura a chorar de saudades do jovem cristão.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.239
Year
2000
Place of collection
CHAVES, VILA REAL
Informant
Maria Celeste da Silva (F), 78 y.o.,
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography