APL 745 Lenda de Ardínia (C)

Ali [Igreja de S. Pedro Velho] seria baptizada Ardinga ou Ardinea, filha de Al-Boazan, emir de Lamego. Esta princesa, de ta forma se apaixonou pelo cavaleiro cristão D. Thedon, em virtude da fama de seus feitos guerreiros, que concebeu o projecto de casar com ele.
 Com esse fim abandonou clandestinamente o alcaçar de seu pai e, evitando os caminhos frequentados, dirigiu-se para o Castelo dos Cabriz, residência do seu amado. Acompanhou-a uma sua colaça. Ambas disfarçadas com trajes masculinos peregrinaram durante alguns dias até que chegaram à ermida de S. Pedro Velho, onde foram afavelmente recebidas pelo venerável monge Gelásio. Descobrindo este o fim da jornada da formosa princesa, facilmente a converteu ao cristianismo, prometendo-lhe ser medianeiro entre ela e o valoroso capitão logo que este voltasse duma surtida que tinha ido fazer aos infiéis.
 Sabendo o mouro do paradeiro da filha, para lá se dirigiu incognitamente. Tornou-se fácil ao desumano pai dar afrontosa morte à princesinha, cujo cadáver atirou ao Távora para que lhe não dessem sepultura.
 Voltando D. Thedon mais uma vez vitorioso da sua jornada contra os mouros, soube do sucedido por um tal Paulo Rodrigues. O destemido capitão ficou tão comovido com tais novas, que fez voto de celibato.

Source
PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro - Narrações Orais (contos, lendas, mitos) Vol. 1 , Fundação Museu do Douro, 2007 , p.149-150
Year
1915
Place of collection
Granja Do Tedo, TABUAÇO, VISEU
Informant
Luis de Freitas (M),
Narrative
When
1915
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography