APL 3263 Lisboa (7)

O padre-mestre João, era filho unico de paes ricos, mas despresou as commodidades da vida, dedicando-se desde a infancia aos exercicios da religião. Applicou-se ao estudo de varias sciencias, mas na medicina foi tão insigne e famoso, que leu de prima, com geral applauso, na universidade, que então estava em Lisboa, e foi nomeado phisico-mór do reino.
Resolvido a deixar para sempre as vaidades do mundo, attrahindo a si outros companheiros, deu principio à congregação de S. João Evangelista.
Foi depois feito bispo de Lamego, e depois de Viseu, em cujas dignidades foi exemplarissimo.
Acompanhou a Flandres a infanta D. Isabel, filha de D. João I, que foi mulher de Philippe o Bom, duque de Borgonha; e depois a Castella a rainha Isabel, filha do infante D. João e mulher de D. João II d’aquelle reino.
Foi o reformador da ordem de Christo, por especial commissão pontificia.
Cheio de merecimentos e boas obras, havendo mandado lavrar, em sua vida, na cathedral de Viseu, a sua sepultura (que visitava muitas vezes) falleceu em 30 de agosto de 1463, tendo nascido em 1380.
Diz a lenda que á hora da sua morte se ouviram vozes de anjos, que o convidavam a subir ao ceo, e que todos os sinos de Viseu dobraram expontaneamente, sem impulso estranho, no acto do seu fallecimento.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, pp. 309-310
Place of collection
LISBOA, LISBOA
Narrative
When
15 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography