APL 3452 Usso ou Pinhal do Usso

N’este sitio do Usso, está a ermida de Nossa Senhora das Ondas, cuja lenda é a que se segue:
    Em 13 de junho de 1624, appareceu sobre as ondas do Oceano, perto do Pinhal do Usso, da freguezia de Lavos, uma imagem da SS. Virgem, a qual foi achada por Fernando Alfonso, que a trouxe para sua casa.
    Vivia então em Buarcos, o padre Antonio Vaz, natural do Sebal (12 kilometros ao S. O. de Coimbra) e que alli (em Buarcos) ensinava latim, a D. Francisco Mascarenhas e D. Antonio Mascarenhas, filhos de D. Nuno Mascarenhas. O padre pediu a este ultimo, que mandasse construir uma ermida para a imagem apparecida, ao que o fidalgo annuiu, mandando logo proceder á requerida construcção, para a qual applicou as rendas da sua commenda de Côxa, que era n’aquelle territorio.
    Em razão de ter a imagem apparecido sobre as ondas, lhe deram o titulo de Nossa Senhora das Ondas.
    Consta que esta imagem pertencêra a uma freira franciscana, do mosteiro de Monchique, no Porto, e a deu a um seu irmão, chamado Luiz Alves, o qual, indo para o Brazil a levou na sua companhia. Quando o seu navio estava apenas a 25 kilometros da foz do Douro, e em frente do castello da Feira, foi atacado por trez naus hollandezas, que eram herejes. Luiz Alves, temendo os desacatos que os hollandezes fariam á santa imagem, preferiu lançal-a ao mar, no dia 30 de maio d’aquelle anno de 1624, indo, como vimos, ter á praia de Lavos, d’ahi a 14 dias.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo X, pp. 22-23
Place of collection
Lavos, FIGUEIRA DA FOZ, COIMBRA
Narrative
When
17 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography