APL 3747 Os mouros e a capela da Senhora de Guadalupe

Uma das tradições populares sobre a capela de Nossa Senhora de Guadalupe, situada próximo de Ponte, no concelho de Vila Real, diz que foi construída da noite para o dia. Embora as probabilidades históricas apontem noutro sentido, o povo acredita que foi obra dos mouros, pois só eles tinham poder e magia para construí-la numa noite.
    Segundo a lenda, os mouros ao serem derrotados pelos cristãos, e para poderem sobreviver, tiveram de refugiar-se em grutas que haviam construído, previamente, na zona. Só assim se livravam de ser descobertos, aproveitando a noite para saírem. E era também de noite que se dedicavam a apanhar e a trabalhar as pedras para depois construírem o que lhes lembrasse.
    Lembrou-lhes então de construírem uma capela. Assim, quando já tinham as pedras prontas e devidamente numeradas, e porque não podiam andar mais do que uma noite a construir o que quer que fosse, de contrário seriam descobertos, escolheram uma noite de inverno por ser mais comprida, depois foram lá e, de uma assentada, ergueram a capela.

Source
PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros , Gailivro, 2006 , p.363-364
Place of collection
VILA REAL, VILA REAL
Narrative
When
20 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography