APL 1295 O Convento de S. Francisco na Lagoa
No segundo quartel do século dezassete, os frades franciscanos queriam construir um convento na Lagoa, mas não tinham terreno.
O frade encarregado da fundação do Convento foi falar com o capitão donatário, para que lhes doasse terra suficiente para a implantação do edifício.
O capitão recebeu bem o pedido e perguntou ao frade a extensão de terreno que necessitava. O religioso, talvez com medo que o seu pedido não fosse aceite, se não usasse de esperteza, disse assim:
— Saiba o senhor capitão que careço de tanto terreno quanto o que seja demarcado pelo coiro de uma rês.
O capitão donatário achou estranho, mas aceitou a resposta, sem fazer mais perguntas, e prontificou-se logo a dar o terreno pedido.
O esperto frade, depois de ter a resposta afirmativa, pegou numa pele de vaca e cortou-a em tirinhas muito finas. Formou uma grande correia e com ela se mediu o terreno que o capitão tinha prometido dar aos franciscanos. Marcaram um grande quadrado, que corresponde ao actual jardim de Santa Cruz da Lagoa.
Nesse terreno foi edificado o primitivo convento dos franciscanos na Lagoa e lá esteve anos até que foi transferido para uma horta que lhe ficava encostada pelo lado norte.
- Source
- FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.120
- Place of collection
- PONTA DELGADA, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)