APL 1278 A Igreja de Nossa Senhora da Penha

Há muitos anos atrás, as pessoas de Água Retorta tinham muita fé em Nossa Senhora da Penha porque a freguesia ficava num lugar bastante alto em relação ao nível de mar e davam-se fortes desabamentos de terras e pedras para a Fajã, mas nunca morria ninguém. A Fajã do Calhau, como todas as fajãs era lá em baixo, junto ao mar. Aí quase todas as famílias da freguesia tinham casas e vinhas, e iam para lá frequentemente por caminhos perigosos. Nunca nada de mal acontecia às pessoas porque Nossa Senhora da Penha (ou da Rocha) as protegia.
 Por meados do século dezanove, o povo decidiu construir uma igreja à Senhora da sua devoção. Como a freguesia era dividida em duas partes, Terra Chã e Fagundas, escolheram o lugar do Meio-Moio para fazerem a igreja, pois ficava mais ou menos a meio da freguesia.
 Um dia deram início aos trabalhos. Vários homens começaram a acarretar a pedra em fortes e pesados carros, puxados por animais, para o lugar combinado. Durante essa noite, enquanto todos dormiam na paz do Senhor, deu-se uma coisa estranha: a pedra desapareceu do lugar no Meio-Moio e foi encontrada, na manhã seguinte, amontoada ao pé da ermida, no lugar onde hoje se encontra a igreja. Isto causou muita apoquentação e os vizinhos comentavam uns com os outros quem teria tido o desplante de fazer tal coisa. Trouxeram outra vez a pedra para o lugar do Meio-Moio, mas de nada valeu porque a pedra voltou a mudar-se. Por fim as pessoas convenceram-se que quem mudava as pedras era Nossa Senhora que queria a Sua casa naquele lugar.
 Como sempre tinham confiado na Senhora da Penha para os livrar da derrocada de pedras para a Fajã do Calhau, assim também respeitaram a Sua vontade na escolha do lugar para a construção da Sua igreja.
 E lá está a linda igreja de Agua Retorta, chamando ainda hoje a atenção aos visitantes, não só pela sua beleza, mas principalmente por estar bastante afastada do centro da freguesia.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.102-103
Place of collection
Água Retorta, POVOAÇÃO, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)
Narrative
When
19 Century, 50s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography