APL 3514 Nossa Senhora do Ó, ou da Expectação

A freguesia de São Pedro de Tomar conserva um grande rol de tradições, que são preservadas e divulgadas pelos seus habitantes, dando assim um importante contributo à cultura nacional.
    A Capela de Nossa Senhora do Ó, ou Capela da Expectação, situa-se junto ao rio Nabão, em São Pedro da Beberriqueira. Está colocada no altar-mor e é considerada muito milagrosa. É de pedra e tem quatro palmos de altura; apresenta-se com o ventre crescido e a mão direita sobre ele, tendo na esquerda um livro aberto.
    Segundo a lenda, a origem desta imagem é prodigiosa e notável.
    Havia em Tomar um fidalgo chamado João Comes da Costa, casado com D. Antónia da Costa, ambos parentes e da nobre família dos Costas e Nogueiras. Estes fidalgos eram devotíssimos de Nossa Senhora e, por essa razão, mandaram erigir-lhe uma ermida numa quinta, que tinham junto ao rio Nabão, onde colocaram a imagem de Nossa Senhora do Ó, que foi achada do seguinte modo:
    Como já se disse, D. Antónia era devotíssima de Nossa Senhora. A certa altura, sonhou várias noites seguidas que, na Igreja do Sobral, debaixo da pia da água benta, estava enterrada uma imagem da Virgem, Nossa Senhora. Como os sonhos foram repetidos em várias noites, senha no seu coração uns grandes desejos de que examinasse a verdade deles e a certeza de que a santa imagem estaria naquele lugar. Pediu, então, ao marido que mandasse cavar no tal sítio, para ver se descobriria a imagem dos seus sonhos. À vista destas instâncias, pediu João Comes da Costa licença a Miguel Pereira, que então era o prelado de Tomar, para se fazer esta diligência e exame, e descobriu-se a sagrada imagem em 16 do mês de Outubro do ano de 1626.
    Não se pode calcular a alegria daqueles dois virtuosos fidalgos ao serem bafejados por Deus como descobridores deste precioso tesouro. Vendo a devota D. Antónia a imagem da Senhora, não se fartava de a admirar. E tão grande era o desejo de a expor à pública veneração, que não descansou até que o marido conseguisse licença para erigir e fundar a ermida, onde, em 1628, foi colocada a sagrada imagem, com grande festa e solenidade, para grande alegria de todo o povo de Tomar, que a ela assistiu.

Source
FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano , Apenas Livros, 2006 , p.113-114
Place of collection
São Pedro De Tomar, TOMAR, SANTARÉM
Narrative
When
1626
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography