APL 1377 Nossa Senhora da Conceição, em S. Mateus

Two priests lived in a place called St. Mateus and had a little chapel made for an image of Our Lady of Conception that belonged to them. When many years later they moved to another place, they carried the image along, 15 miles up the river. The next it was found back in the old chapel and they let it stay there.

Havia dois padres que moravam em S. Mateus, ao pé do porto. Eram pai e filho e tinham sido ordenados no mesmo dia. Por serem muito devotos de Nossa Senhora da Conceição, mandaram construir uma pequena ermida em sua honra, junto ao caminho, a poucos metros do porto de S. Mateus. Lá puseram a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
 Ali viveram anos, rezando missa e orando à santa da sua devoção. A certa altura, porém, tiveram que ir fixar residência para as Ribeiras. Juntaram os seus haveres e entre eles puseram a imagem da Senhora da Conceição de que tanto gostavam. Era realmente pena tirar a santinha da sua ermida, mas não se queriam separar dela.
 Num dia de mar manso e bom tempo, deixaram S. Mateus. Foram de barco, porque os caminhos por terra eram ainda muito maus e o único meio de transporte era o cavalo. Andaram por mar cerca de quinze milhas. Passaram em frente a S. João, à Prainha, às Lajes e por fim chegaram à freguesia onde iam passar a viver. Nunca se separaram da sua querida imagem, não fosse ela quebrar-se ou apanhar algum dano.
 Mas no dia seguinte de manhã, quando quiseram ir orar a Nossa Senhora da Conceição, tiveram uma surpresa — a santa já não estava ali. Sem saber o que tinha acontecido, começaram a indagar junto das pessoas e vieram a saber que ela tinha ido amanhecer, sem que ninguém lhe tocasse, à sua ermida, no Porto de S. Mateus.
 Vendo que Nossa Senhora da Conceição queria ficar na ermida que para ela tinha sido construída, embora muito pesarosos, deixaram-na ficar e ainda hoje lá se encontra na ermida, mesmo ali ao pé do porto, em S. Mateus.

Source
FURTADO-BRUM, Ângela Açores: Lendas e outras histórias , Ribeiro & Caravana editores, 1999 , p.219-220
Place of collection
São Mateus, MADALENA, ILHA DO PICO (AÇORES)
Narrative
When
20 Century, 90s
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography