APL 3163 [Nossa Senhora e a menina leprosa]
Nossa Senhora apareceu a uma menina que encontrou sozinha à beira do cabeço. Como tinha lepra, tinha de fugir das pessoas. Então Nossa Senhora perguntou-lhe:
— Tu queres-te curar?
— Quero — disse a menina.
Então Nossa Senhora com a mão fez uma poça na terra, de onde começou a sair água. E disse à menina para se lavar naquela água. A menina lavou-se e já parecia outra. Curou-se. Foi toda contente para a povoação, onde algumas pessoas acreditaram nela e outras faziam pouco dela. As que acreditaram fizeram uma capela no alto do Cabeço. Só que, mesmo assim, a devoção era pouca, pois à capela até o gado ia dormir.
Então Nossa Senhora voltou a aparecer à menina. Deu-lhe uma vela e disse:
— Agora vais e levas esta vela acesa ao redor da povoação.
A menina foi. Era uma noite de muito vento e conseguiu dar a volta a toda a aldeia sem que a vela se apagasse. O povo acreditou neste milagre e fez então uma capela a sério. Nunca mais o gado lá dormiu.
Depois Nossa Senhora quis levar a menina com ela. Dizia que iria tomar conta dela. Mas o pai não deixava, pois precisava dela para trabalhar. E diz que então se formou um clarão muito forte e viu-se ir a menina pelo ar até que desapareceu. E no lugar em que desapareceu, o povo construiu um cruzeiro, que ainda lá está. E no lugar onde saiu aquela pocinha de água, fez-se uma fonte a que chamam a “Fonte da Senhora”. É uma fonte santa que tem feito muitos milagres.
- Source
- PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro (Narrações Orais), Vol. 2 , Fundação Museu do Douro, 2010 , p.282
- Year
- 2010
- Place of collection
- Vilas Boas, VILA FLOR, BRAGANÇA
- Informant
- Maria Luisa Morais (F), 80 y.o.,