APL 3335 Monte-Mór (3)
Diz a lenda, que, feita a egreja do mosteiro, mandou o monarcha [D. Sancho I] transferir para ella a imagem da ermida; porém na manhan dia seguinte tornou a apparecer no seu antigo altar, o que se repetiu por umas poucas de vezes, até que os religiosos a deixaram alli ficar, collocando no altar-mór da egreja do mosteiro uma nova imagem.
Alguns annos depois (diz a lenda) D. frei Manuel das Chagas, então abbade do mosteiro, vendo a ermida muito velha e a ameaçar ruina, removeu a imagem para a egreja; porém aconteceu o mesmo que da primeira vez, tantas quantas vezes se fez a mudança.
O abbade mandou então demolir a capella, para que a Senhora não tivesse para onde fugir; mas, nem assim logrou o seu intento, porque a imagem fugiu ainda, e foi no dia seguinte encontrada na toca de um grande carrasco que estava junto da capella demolida.
O abbade, mandou então fazer uma nova ermida, mais ampla e aceiada do que a antiga, de fórma octogona, e de bonita architectura. No interior do altar da Senhora, mandou depositar os ossos do santo abbade João. (Diz ainda a lenda, que então se verificou, pelos ossos do abbade João, ser elle de tão agigantada estatura, que tinha onze palmos (!) d’alto).
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo V, pp. 518-519
- Place of collection
- Montemor-O-Velho, MONTEMOR-O-VELHO, COIMBRA