APL 3330 Mont’Alto
A 1:500 metros a E. da villa d’Arganil, se levanta um monte, o qual, pela sua eminencia, se denomina Monte-Alto ou Mont’alto. Aqui appareceu em tempos antigos, uma imagem da Santissima Virgem.
O povo das immediações, resolveu logo edificar-lhe alli uma ermida; e, porque o monte, pela sua altura desmedida, e pela escabrosidade da subida, não se prestava muito á edificação, não só pelo muito que custaria a conducção dos materiaes, mas tambem, pela falta de pedra – porque a não ha n’aquelle monte – assentaram em edificar a capella em outro monte visinho, que não era tão alto nem tão ingreme, e onde havia pedra. Resolveram tambem levar para lá a Senhora logo, e fazer-lhe uma capellinha provisoria, de tábuas, para ella estar, emquanto senão concluisse a capella; mas assim que aqui collocaram a imagem, ella fugiu para o sitio onde fôra encontrada.
Não tiveram outro remedio senão edificar aqui a ermida: e foram tantas as esmolas dos devotos, que se fez um bom templo, com capella-mór e dois altares lateraes.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo V, p. 452
- Place of collection
- Arganil, ARGANIL, COIMBRA