APL 3194 Lenda da imagem de Nossa Senhora da Ajuda

Em tempos distantes, alguns religiosos de S. Julião, acossados pela peste, vieram de abalada até ao Convento de Alcobaça, trazendo consigo uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda, mas antes que ao convento chegassem, pararam num lugar alto e, parecendo-lhes que nele com melhores ares recuperariam a saúde e forças, ali se quedaram.
    Eram eles Simão, Ludérigo, Salvador, Soeiro, Lopo, Gorendo e Lourenço. Como porém, todos viessem tocados pelo terrível mal, breve se finaram.
    A imagem foi passando de mão em mão até que o último, vendo próxima a sua morte, a enterrou em sítio ermo, deixando à disposição divina que, a seu tempo, a fizesse aparecer, como realmente aconteceu.
    O sítio ermo, escolhido pelo último dos religiosos de S. Julião foi o morro onde, hoje, se levanta a igreja paroquial da freguesia e a imagem, por muitos classificada de peregrina beleza e bastante milagrosa, é a mesma que ali se mostra à devoção dos fiéis.

Source
S/A, . Algumas Lendas da Região de Alcobaça (Dossier de Informação Turística) , Câmara Municipal de Alcobaça, 2000 , p.10
Place of collection
Vestiaria, ALCOBAÇA, LEIRIA
Narrative
When
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography