APL 753 Lenda de S. Mamede

O povo de Paralela e das aldeias vizinhas tem grande devoção por São Mamede, que tem uma capelinha num cabeço com o seu nome. E conta a história de São Mamede assim:
 O pai do santo, ainda ele não tinha nascido, estava na cadeia. Um dia a mãe foi lá visitá-lo e ia grávida, já no fim do tempo. Por isso o bebé nasceu com ela lá dentro, ao pé do marido. Mas como não tinha quem lhe acudisse no parto e não havia lá parteiras, a mulher acabou por morrer. E o homem, como desgosto, morreu também. Ficaram os dois ali, um lado do outro.
 Acontece que o menino sobreviveu, por milagre, claro, e andava a gatinhar por cima dos pais, com eles mortos no chão.
 Neste meio tempo, uma mulher chamada Imia, teve em sonhos a visão de que aquele menino estava ali sozinho e sem ninguém. Pegou, foi lá mal amanheceu, e viu aquele cenário. Pagou então a quem sepultasse os pais e levou o bebé com ela para o criar.
 E não só o criou e educou como ainda lhe deixou tudo quanto tinha, pois era uma pessoa rica. E ele, com os bens que herdou, mandou fazer a ermida no lugar onde está, em Paradela.

Source
PARAFITA, Alexandre Património Imaterial do Douro - Narrações Orais (contos, lendas, mitos) Vol. 1 , Fundação Museu do Douro, 2007 , p.156
Year
2007
Place of collection
Sendim, TABUAÇO, VISEU
Collector
Alexandre Parafita (M)
Informant
Maria da Nazaré Cardoso (F), 94 y.o., Sendim (TABUAÇO), born at Chavães (TABUAÇO),
Narrative
When
2007
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography