APL 2807 Lamas de Podence
No plató do monte, (que é uma formosa planicie orlada de basto arvoredo silvestre, formando um sombrio bosque com suas antigas e gigantescas arvores) se descobre um vasto horisonte, comprehendendo muitas povoações, serras e valles.
No centro d’esta planicie havia, desde tempos remotos, uma ermida pequena (que, segundo a tradição, escapou ao furor dos serracenos, que não souberam da sua existência).
Era dedicada a Nossa Senhora do Campo. Segundo a tradição constante, pelos fins do seculo XIV ou principio do XV, veio aqui ter um santo varão biscainho, ou navarro, e que trazia comsigo a planta do moderno sanctuario, que alli existe, o qual elle mandou edificar á sua custa, por lhe agradar a belleza do sitio.
Diz-se que os bois bravos se jungiam com tanta facilidade ao carro como os mais mansos, para conduzirem os materiaes para as obras; e que um dos mais expeditos e perfeitos operarios, nunca comia nem bebia, julgando-se portanto ser algum anjo.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, p. 32
- Place of collection
- Lamas, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANÇA