APL 1539 Eirado

A farmer and his wife dream of an image of Christ placed inside a cave. In the morning, they visit the cave and find a stone with the form of a crucifix; later on, the stone is shaped in a humanoid appearance.

Segundo escreve José Diogo da Cunha, abbade de Carapito, sonhou um lavrador e sua mulher do logar de Aldeia Velha, freguezia d’Açores, que no logar do Ancinho, d’esta freguezia do Eirado, estava em uma gruta, entre dois grandes penhascos, uma imagem de Jesus Christo crucificado. Foram os sonhadores ao sitio sonhado e ahi acharam um pedregulho, que alguma similhança tinha com um crucifixo.
Fez este achado grande alegria e balburdia no povo, que logo tratou de fazer dar á pedra tosca uma fórma mais parecida com gente, e lhe puzeram o nome de Senhor do Castellinho, por ser encontrado no cimo dos taes penhascos, onde havia um pequeno castello de alvenaria. Espalhou-se a noticia tanto que em pouco tempo as offertas chegaram para se formar uma irmandade e para se dar principio ao magestoso templo do Senhor do Castellinho.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.tomo III, p. 8
Place of collection
Eirado, AGUIAR DA BEIRA, GUARDA
Narrative
When
19 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography