APL 1533 Comba de Cellas (Santa)
Uma virgem, que fizera voto de castidade, é perseguida por um mancebo romano (ou mouro) que a pretende violar. Este ainda lhe oferece a sua mão como esposo mas, perante a recusa da virgem, crucifica-a, sendo depois erigida, no local, uma ermida.
Proximo ao convento de Cellas, está uma ermida, construida, segundo a tradição, no mesmo logar em que foi martyrisada uma formosa e santa virgem, chamada Comba (corrupção de colomba, pomba.)
Consta que fugiu para aqui, porque um poderoso mancebo romano ou árabe a pretendia violar. Andou a santa a esconder-se de monte em monte, mas o malvado tanto procurou que veio dar com ella embrenhada em uma densa selva, que então aqui havia.
Offereceu-lhe, sob vantajosas e tentadoras promessas a mão de esposo; mas ella, que tinha feito voto de castidade, recusou todas as honras e riquezas que lhe offerecia. Elle então, enfurecido com tão terminante recusa, a mandou alli mesmo crucificar.
Ignora-se porem, se esta virgem era portugueza ou estrangeira, assim como a época do seu martyrio.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.tomo II, p. 363-364
- Place of collection
- COIMBRA, COIMBRA