APL 3373 Palla

N’este valle, e pelos fins do seculo XV, ou principios do seguinte, achou um individuo da freguezia do Sobral (proxima) que era calvo, e na toca de um castanheiro, seu, em um campo que alli possuia, uma formosa imagem da Santissima Virgem, á qual se deu o titulo de Nossa Senhora do Chão do Calvo, em attenção ao que a achou.
Correu logo a dar noticia aos moradores de Palla e Sobral.
Os d’aquella freguezia lhe quizeram edificar logo, no sitio da apparição, uma ermida; mas os do Sobral, intendendo que lhes pertencia a imagem, por ser achada por um seu comparochiano, e em um chão que lhe pertencia, levaram a imagem para o seu logar, e a collocaram na sua egreja; mas na manhan seguinte, tinha a Senhora desapparecido, e se foi achar no vão do castanheiro, onde havia sido achada,
Tantas vezes a levaram para a egreja do Sobral, como ella fugia para o castanheiro, apezar de estar de noite a egreja guardada por homens armados.
Desistiram então os do Sobral; e os de Palla erigiram logo uma capella á Senhora, no sitio do seu apparecimento, instituindo-lhe uma irmandade, para cuidar do culto e conservação da capella, e fazerem a festa á Padroeira.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, pp. 427-428
Place of collection
Pala, PINHEL, GUARDA
Narrative
When
15 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography