APL 3260 Lisboa (4)

Segundo a tradição, a origem da capella de Nossa Senhora da Oliveira foi a seguinte:
Quando viviam Pedro Esteves e sua mulher Clara Geraldes, no reinado de D. Sancho I, habitavam a propria casa em que depois se estabeleceu o hospital. Achando-se sem filhos, e ricos, queriam ter herdeiros aos seus bens, e recorreram á Santissima Virgem, que lhes concedeu uma filha, que estando já em edade de casar, falleceu de uma febre aguda.
Seus paes ficaram inconsolaveis e não havia cousa que lhes aliviasse a dôr e as saudades.
Uma noite ouviram a campainha que n’aquelles tempos acompanhava os justiçados, grande tropel de gente e o pregoeiro que gritava: «Justiça que el-rei manda fazer n’esta mulher (nomeando a filha defunta de Pedro Esteves) por commetter adulterio contra seu marido.»
Levantou-se Esteves, e chegando á janella, viu que a padecente se parecia com sua filha. Era uma visão, que os advertia do que poderia acontecer á filha, se fosse viva.
Foi então que os dois conjuges decidiram dar toda a sua fazenda a Nossa Senhora, edificando em sua casa um hospital, que deram aos religiosos de Roque Amador.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo IV, pp. 229-230
Place of collection
São Nicolau, LISBOA, LISBOA
Narrative
When
13 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography