APL 3375 Paredes (2)

No alto de uma serra, no sitio chamado Castello-mór, ou Castello da Montanha, ao N. da villa, está a capella antiquissima, dedicada a Nossa Senhora da Alegria.
    Não se sabe quando nem por quem foi fundada.
    D. Rauzendo e D. Thedon (irmãos) conquistaram esta villa e o seu castello, aos mouros, na madrugada de 24 de junho do 1037 – (outros dizem que foi no anno de 1062.) Conta-se o caso do modo seguinte:
    Sabendo aquelles dois fidalgos, que os mouros de Paredes, costumavam ir banhar-se ao Távora, na manhan de S. João Baptista, se vestiram de mouros, bem como os seus soldados, e se foram emboscar, durante a noite, em sitio asado, nas proximidades da povoação.
    Sahiram os mouros ao romper da aurora, e os christãos, depois de lhes darem tempo de estarem a conveniente distancia, entraram na villa, que tinha as portas abertas, e mataram quantos inimigos encontraram, sem resistencia.
    D. Thedon, ficou com parte dos portuguezes na villa, e seu irmão foi com o resto, em demanda dos mouros, ás margens do Tavora; mas estes, que estavam bem armados, e previnidos pelos que poderam fugir da villa, e aos quaes se tinham reunido outros, dos povos visinhos, se bateram com muita bravura, e teriam derrotado D. Rauzendo, se seu irmão não viesse da villa em seu soccorro.
    Os mouros oppozeram tambem a este, bravissima resistencia, não o querendo deixar atravessar o rio, mas o portuguez, mesmo sobre o cavallo, a nado, no meio do Tavora, fazia nos inimigos horrorosa carnificina, passou o rio, e unido a seu irmão, derrotou e poz em fuga os mouros.
    D’esta victoria, tomaram os dois por appellido Távora, e por armas um golphinho sobre as ondas, e estas armas usaram seus descendentes, até á extincção d’esta nobre família, em 1759.

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, pp. 492-493
Place of collection
Paredes Da Beira, SÃO JOÃO DA PESQUEIRA, VISEU
Narrative
When
11 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography