Category: Building Bridges
A lenda da ponte da Misarela APL 1038
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, L7 MONTALEGRE (VILA REAL)Conta-se que há muitos anos, entre duas aldeias, Frades e Vila Nova, os moradores sentiam a necessidade de construir uma ponte, que serviria de passagem não só para eles …
A lenda da Ponte da Misarela (outra versão) APL 1039
AA. VV., -, Literatura Portuguesa de Tradição Oral, , Projecto Vercial - Univ. Trás -os-Montes e Alto Douro, 2003, L8 Montalegre (MONTALEGRE)Certo dia, um ladrão, fugindo de um par de guardas, deparou-se com um rio que não podia de forma nenhuma atravessar. É então que lhe aparece o diabo e lhe …
A ponte d’alcantra APL 451
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão, Monsanto, Etnografia e Linguagem, , Editorial Presença, 1984 [1958], 136-137 Monsanto (IDANHA-A-NOVA)O imprêtêro foi prà fazer e apareê-l’um-damonho im fegura d’homa. Ele no sabia com’havi de fazer a ponte e o homa diz-l’assim:
— Êlha, dá-me tu a tu’alma qu’ê faço-t’a …
A ponte de Aliviada APL 1066
PATRÍCIO, António, Lendas de S. Gonçalo e de Amarante, , Paróquia de S. Gonçalo, 2009, 41-42 Várzea Da Ovelha E Aliviada (MARCO DE CANAVESES)No lugar de Aliviada (Marco de Canaveses), muito perto da confluência com o rio Tâmega, o rio Ovelha some-se por debaixo de uma enorme penedia fazendo um percurso …
A Ponte de Vila Formosa APL 2283
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 789 Alter Do Chão (ALTER DO CHÃO)A ponte de Vila Formosa foi feita pelos Mouros numa só noite. Quando andavam a trabalhar cantou um galo. O que governava perguntou:
— Que galo canta?
— O galo …
[As pontes de Amarante e da Aliviada] APL 2236
VASCONCELLOS, J. Leite de, Contos Populares e Lendas II, , por ordem da universidade, 1966, 645-646 Várzea Da Ovelha E Aliviada (MARCO DE CANAVESES)Um dia São Gonçalo encontrou o Diabo e disse-lhe que ia fazer uma ponte em Amarante, e o Diabo por sua parte disse-lhe que ia fazer uma na Aliviada …
Lenda da Misarela APL 1560
BAPTISTA, José Dias , Montalegre, , Município de Montalegre, 2006, 81-82 MONTALEGRE (VILA REAL)Um fidalgo duriense (há quem diga um criminoso) fugia desalmadamente aos beleguins do rei que injustamente o perseguiam e acusavam de traições. Quando chegou à Misarela o Regavão ia de …
Lenda da Ponte da Portagem APL 3227
COSTA, Alexandre de Carvalho, Marvão, suas freguesias rurais e alguns lugares, , Câmara Municipal de Marvão, 1982, 33-34 MARVÃO (PORTALEGRE)Diz a lenda que amofinados porque o Sever, aqui ainda simples Ribeira de Marvão, durante as quadras, outonal, invernosa e primaveril, não dava fácil passagem a vau, obrigando …
Lenda da Ponte da Portagem APL 3252
VENTURA, Ruy, Contos e Lendas da Serra de São Mamede, , Associação de Solidariedade Social dos Professores, 2005, 81 MARVÃO (PORTALEGRE)A ponte romana da Portagem tinha que ser feita numa só noite.
Eram quatro galos e não sabiam qual cantava primeiro. Então os mouros meteram mão ao trabalho, porque, se …
Lenda do Caramulo APL 693
CHAVES, Luis, Lendas de Portugal: Contos de Mouras Encantadas, , Livraria Universal, 1924, 161-202 São Vicente De Lafões (OLIVEIRA DE FRADES)Então, tia Michaela, não nos conta hoje nenhuma historia?
— Vá, tia Michaela, conte, conte.
Era Inverno. O lume ardia na lareira vasta como um salão, conforme costuma ser nas …
Lenda sobre a construção da Ponte Romana de Vila Formosa (Século II dc) APL 294
A ponte foi construída por uma Companhia de Diabinhos de Mão Furada. Para a construir, a Companhia apenas dispunha de uma noite.
Para se orientar no tempo, a Companhia dos …
Os Galhardos. Diabo. Ponte APL 1615
SARMENTO, Francisco Martins, Antígua, Tradições e Contos Populares, , Sociedade Martins Sarmento, 1998, 85 Teixoso (COVILHÃ)Entre Teixoso e Caria há a Ponte Nova, que se diz feita pelos Galhardos (= diabo). Uma tal ajuntou-se com o diabo, com a condição de ela a fazer antes …
Poiares APL 3391
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873], Tomo VII, p. 114 Poiares (FREIXO DE ESPADA À CINTA)O que ha de mais notavel n’esta fregueria, é a celebre ponte e calçada de Alpragares – sendo aquella de um só arco, mas grande, e esta muito ingreme.
…
Ponte feita pelo diabo. Mãe do diabo, fiando e levando pedras APL 1616
SARMENTO, Francisco Martins, Antígua, Tradições e Contos Populares, , Sociedade Martins Sarmento, 1998, 88 COVILHÃ (CASTELO BRANCO)O diabo prometeu a um tal fazer-lhe uma ponte, com a condição de que ele lhe daria a primeira coisa que passasse por ela. Seria ele próprio. A mãe do …