APL 3418 Requeixo
Junto ao logar do Rêgo do Espinheiro, a 3 kilometros de Requeixo, está a ermida de Nossa Senhora dos Envendos, dentro dos limites da freguezia de Requeixo, mas pertence à egreja de S. Simão, de Oyan, do concelho de Oliveira do Bairro, comarca da Anadia. (Esta freguezia de Oyan, foi um curato annexo á freguezia de Espinhel.)
A ermida da Senhora é antiquissima, mas não se sabe quando nem por quem foi fundada.
A lenda da Senhora dos Envendos é muito extensa, direi aqui sómente o principal.
Appareceu em um sitio despovoado, entre uma mouta de carvalhos, estando dois sinos ao pé da imagem da Virgem. Foi achada por uma menina que andava a guardar cabras.
Ainda então não existia a freguezia de Oyan, que era uma aldeia da do Espinhol.
A menina deu parte do achado, e o parocho do Espinhel foi buscar a imagem para a sua egreja, em quanto se lhe não construiu casa propria, no logar do apparecimento, o que se levou logo a effeito.
Passados annos, e como a ermida estava em terreno pantanoso, proximo á Pateira de Fermentellos, lhe construiram uma nova capella, no alto de um monte fronteiro.
Feita a nova ermida, levaram a Senhora e os sinos, em um barco, para ella, mas, ao atravessarem a lagôa, foi o barco ao fundo, com a imagem e os sinos.
Como a lagôa tem pouca altura, os tripulantes, tiraram a Senhora da agua, e depois de enchugar esta, e entendendo que a Senhora queria só estar na sua antiga ermida, a tornaram a conduzir para ella; menos os sinos, que não poderam tirar da lagôa; os quaes ainda por muitos annos depois, se ouviram tocar debaixo da agua, em dia de S. João.
Ainda ha vestigios de alicerces da capella do monte.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VIII, p. 147
- Place of collection
- Requeixo, AVEIRO, AVEIRO