APL 1788 A batalha dos Padrões

O lendário episódio que se segue remonta ao tempo em que os Mouros ainda povoavam meio Portugal.
Há muitos, muitos anos, os Portugueses e os Mouros defrontaram-se numa batalha não muito longe da aldeia de Padrões (Freguesia de Portela do Fojo). Foi uma batalha tão dura e renhida que, a dado momento, só restava um punhado de Portugueses pelo que estes tiveram de se retirar, pois estavam na eminência de perder o confronto. Assim, montaram nos seus cavalos e começaram a fugir em debandada pelos montes, serra acima, em busca de um refúgio para não serem chacinados.
Mas os Mouros não se contentavam com o simples abandono do campo de batalha pelos Portugueses, tinham de se apoderar da bandeira de Portugal. É que naquele tempo a honra era muito importante e uma batalha só estava ganha quando o exército vencedor caçava a bandeira dos vencidos. Assim, partiram rapidamente no encalço dos Portugueses.
Estes logo se aperceberam das suas intenções, mas sabendo que ali perto estava implantada a Quinta de Padrões – qual castelo fortificado – que pertencia a nobres portugueses rumaram em sua direcção. É que para dentro dela só entrava quem os fidalgos deixassem. Confiantes de que no seu interior encontrariam a protecção de que necessitavam para conservar as suas vidas e a honra de Portugal continuaram a galope, sempre com a bandeira nacional em punho, com os terríveis Mouros na sua peugada.
Só que quando chegaram à dita Quinta deram com os seus portões fechados. Apesar dos seus alertas, ninguém abria os portões àqueles bravos cavaleiros. E os Mouros cada vez mais perto.
Então, para evitar a derrota portuguesa, atiraram com a bandeira para o interior da Quinta e partiram novamente serra acima para salvar as suas vidas.
Os Mouros, esses, não conseguiram capturar a ambicionada bandeira. A honra de Portugal estava salva no interior das "armas reais".

Source
AA. VV., - Pampilhosa da Serra - Crendices, cultura e tradição , http://tradicao.com.sapo.pt/contos.htm,
Place of collection
Portela Do Fojo, PAMPILHOSA DA SERRA, COIMBRA
Collector
António Amaro Rosa (M)
Informant
Gracinda Piedade das Neves (F), Portela Do Fojo (PAMPILHOSA DA SERRA),
Narrative
When
13 Century,
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography