APL 3369 Ourem

Em uma vasta planicie que ha n’este sitio, chamada, Alvejares, acampou, em uma 6.ª feira, 11 de agosto de 1385, D. João I de Portugal, e o santo condestavel, D. Nuno Alvares Pereira, com o seu exercito, vindo de Thomar, para darem a gloriosa batalha de Aljubarrota, tres dias depois.
Resa a tradição, que – quando o exercito portuguez aqui estava acampado, sahiu das mattas visinhas (hoje cultivadas) que estavam proximas a Alvejares, ao pé da egreja de Nossa Senhora do Amparo, do logar da Melroeira (do sitio ainda hoje chamado Matta do Cirne) um grande veado, a correr por entre os soldados, que o perseguiam, sem que o podessem matar, e se foi metter na barraca do rei que o não deixou offender e teve isto como prenuncio de victoria.
Depois da victoria de Âljubarrota voltou aqui o condestavel, logo no dia 18 (sexta feira), a dar graças a Nossa Senhora da Purificação, de Ceiça, que é quasi no fim da ribeira de Ourem, 6 kilometros a E. d’esta villa, onde consta por tradição, ter sido o assento da cidade de Célio […].

Source
PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, pp. 318-319
Place of collection
Seiça, OURÉM, SANTARÉM
Narrative
When
1383
Belief
Unsure / Uncommitted
Classifications

Bibliography