APL 3347 Nossa Senhora da Ajuda (freguezia de Arranhol)
Nos limittes do logar de Bucellas, entre elle e a freguezia de S. Thiago, mas em terreno da freguezia de Arranhol, está a ermida de Nossa Senhora da Ajuda. Segundo a lenda, eis a sua origem:
Uma pastorinha d’estes sitios, filha de Affonso Annes, da freguezia de S. Thiago dos Velhos, andando a guardar o seu gado, lhe appareceu a Virgem e lhe disse que pedisse a seu pae que n’aquelle sitio construisse uma capella a Santa Maria. Tres dias consecutivos reiterou a menina o pedido a seu pae, até que, á 3.ª vez, lhe respondeu o pae – Diz, á Senhora, que o logar que ella indica, é arido e sêcco: que se quer alli uma ermida, faça nascer agua no sitio.
No dia seguinte, foi a filha seguida pelo pae, e este viu que aquella levantou uma pedra, e debaixo d’ella rebentou uma nascente de agua crystalina.
A vista d’este prodigio, resolveu Affonso Annes, mandar construir o templo, a uns 50 metros da milagrosa fonte. Deu elle o chão, e uma avultáda esmola, e os mais visinhos concorreram com o resto das despezas.
Por muito tempo foram eremitães d’esta capella, os descendentes de Affonso Annes.
Não se sabe a data do apparecimento d’esta Senhora.
A sua festa se faz a 8 de setembro (dia de Nossa Senhora da Natividade).
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo VI, p. 161
- Place of collection
- Bucelas, LOURES, LISBOA