APL 3332 Monte da Abóbada
N’este monte está a egreja de Nossa Senhora da Conceição, junto ao logar de Polima.
Segundo a lenda, a origem d’este templo é a seguinte:
Andando certo dia, n’este sitio (que é toda de terra lavradia), uma menina guardando algumas ovelhas, lhe appareceu uma formosissima mulher, sobre uma pedra, que, porque viu a pegureirinha lacrimosa, lhe perguntou por que chorava.
Respondeu a menina, que lhe haviam mandado guardar aquellas ovelhas, e nada lhe tinham dado pana comer.
A mulher, lhe disse que não chorasse; que fosse ao logar da Freiria e pedisse a uma mulher, pão, que estava amassando. Ella assim o fez, e a mulher da Freiria, a quem se dirigira, deitou no forno um pequenino bocado de massa, que produziu um grande pão.
Vendo a mulher que era muito para a pequena, deitou ao forno outra porção de massa ainda menor, e como visse que o pão lhe saiu ainda mais avantajado, lançou ao forno terceira porção de massa ainda menor, saindo o pão maior que os dois antecedentes.
Tomando então isto por milagre, deu á pastora o terceiro pão, perguntando-lhe quem alli a havia mandado, ao que ella respondeu que fôra Nossa Senhora da Conceição, que ficára em seu logar guardando as ovelhas.
Divulgou isto a mulher, e muita gente correu logo ao sitio, onde só acharam as ovelhas, tendo Nossa Senhora desapparecido.
N’aquella occasião andava n’aquelle monte um cavalleiro á caça, e tendo-lhe rebentado a espingarda nas mãos, sem receber o menor ferimento, attribuiu este facto a milagre da Santissima Virgem, mandando logo fazer-lhe uma imagem, que foi mostrada á pastorinha, que disse, não se parecer nada com a Senhora que lhe tinha apparecido.
Mandou então o cavalleiro fazer segunda imagem, conforme as indicações da menina, e esta saiu mui similhante á da apparição.
O mesmo cavalleiro mandou logo construir alli uma ermida, onde mandou collocar a santa imagem, sobre a mesma pedra em que ella tinha apparecido, e que ainda é tida em grande veneração.
- Source
- PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Portugal Antigo e Moderno , Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 2006 [1873] , p.Tomo V, pp. 474-475
- Place of collection
- São Domingos De Rana, CASCAIS, LISBOA